LOGO SAENG_BRANCO_fundo cinza

Inteli

RETROFIT, MODERNIZAÇÃO E INTEGRAÇÃO

Inteli

Local: Butantã – São Paulo

Arquitetura: Pitá 

Área Construída: 9.730 m²

Inteli

Antigos galpões e uma linha ferroviária saem de cena e dão lugar a uma faculdade com tecnologia de ponta e uma estrutura completa para oferecer o melhor do ensino. Esse é o Inteli, a faculdade que tem como missão formar líderes que vão transformar o Brasil e o mundo por meio da Tecnologia.

 

Um processo de Retrofit minucioso deu-se início no meio do ano de 2021, dentro do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), na cidade universitária de São Paulo, e a Saeng Engenharia foi escolhida para tirar o projeto do papel e trazer essa construção a realidade.

A obra

A faculdade foi tomando forma em dois galpões antigos, um deles construído em 1902, que teve a história da sua fachada preservada.

 

Contudo, na parte interna foi realizado um trabalho de remoção da argamassa das paredes a fim de expor os tijolos originais, revitalizando a arquitetura interna e resgatando as origens do prédio.

 

Na cidade universitária, a transformação e a reconstrução foram feitas por debaixo de uma cobertura de aço instalado no teto, dando a obra um ganho na agilidade e redução de resíduos.

 

As paletas de cores escolhidas para obra trazem à memória as antigas cores usadas em uma linha ferroviária que passava no local por entre os galpões.

 

Os vidros que rodeiam o espaço e trazem muita luz natural para o ambiente foram trocados um a um, com muito cuidado, pois a ideia era manter a preservação dos mesmos. Quase como uma restauração de uma obra de arte, a equipe Saeng com maestria fez deste lugar uma obra sem igual.

 

Como última estrutura a ser finalizada a arquibancada merece uma atenção especial, permitem uma observação do ambiente e configuram-se, naturalmente em um espaço despretensioso e relaxado. Funciona como local de encontro, mas também podendo assumir a forma original para receber palestras e apresentações. Por debaixo de seus degraus, abriga uma biblioteca completa.

 

De maneira coordenada, essa obra foi um desafio concluído com sucesso pela equipe Saeng e todos os fornecedores que fizeram parte, tornando possível a entrega da obra dentro do prazo.

 

O resultado dessa obra fala por si só.

Sobre o processo para a Inteli

A execução da obra