LOGO SAENG_BRANCO_fundo cinza

Colégio Bandeirantes

RETROFIT, MODERNIZAÇÃO E INTEGRAÇÃO

Colégio Bandeirantes

Local: Vila Mariana, São Paulo – SP

Arquitetura: Denise Barretto

Área construída: 500 m²

COlégio Bandeirantes

Fundado em 1944, o Colégio Bandeirantes respira intensamente a atmosfera em formar estudantes aptos a lidar com os desafios do seu tempo.

 

E para o maior conforto de professores e alunos, algumas áreas do Bandeirantes passaram por um processo de Retrofit ao longo das férias escolares, um desafio de reestruturar o colégio num curto prazo para entrega. O projeto arquitetônico é assinado por Denise Barretto e execução da obra, Saeng Engenharia.

 

Um dos destaques da construção é a integração do laboratório com o anfiteatro, que foram construídos com materiais adequados para obter a acústica necessária, dando mais conforto para o espaço ao longo da sua utilização. As paredes dão lugar a divisórias móveis que possibilitam inúmeras maneiras de adequação das salas.

 

Além de acústicas, essas mesmas divisões móveis podem ser usadas como lousa ou projetar apresentações audiovisual. Nesta obra tudo flui como um enorme mosaico de texturas, cores e formas. Em um ambiente de 500 m² um jardim vertical traz vida ao laboratório. Como resultado, a reforma do Colégio Bandeirantes trouxe à escola espaços mais funcionais e multifacetados, que permitem flexibilidade na configuração dos layouts.

 

Modernizar a estrutura do colégio de forma a torná-la ainda melhor para acompanhar a excelência do ensino e as mudanças de posicionamento, os corredores e salas de aula tradicionais deixam de ser a estrutura da escola, e agora espaços integrados entre si se abrem, podendo aumentar ou diminuir conforme a necessidade das turmas ou dos temas desenvolvidos. A reforma garantiu novos espaços, como o Centro de Integração de Equipes, as salas multiuso, o anfiteatro, a arquibancada na quadra e o jardim vertical.